segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Olimpíadas


O Contraponto

“Olimpíadas”

Escrever sobre grandes eventos competitivos pode ser perigoso, fazer um contraponto pode ser pior ainda. O assunto é lugar comum, mexe com os brios e nos tornamos os maiores craques ou os mais inteligentes técnicos. Mas não adianta, eu não me furtarei em comentar sobre as Olimpíadas. Mesmo correndo esse risco!

Para mim, as Olimpíadas têm um significado especial, um gostinho de tradição. Só em pensar que os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram no século VIII a.c. e que temos até hoje uma festa tão bonita!
Eu poderia aproveitar para enumerar aqui os acontecimentos decepcionantes mas também os que foram motivo de alegria em Londres. Mas não farei isso, não. Todos nós já sabemos de cor e salteado.
Agora, eu achei que essas Olimpíadas foram um rio de lágrimas. Nossa, como choraram... Quando ouvi uma técnica do judô brasileiro aos prantos reclamando que o esporte nao existe para o Brasil durante os quatro anos de preparação mas que agora todo o povo brasileiro quer ser campeão, pensei: e ela, não?
Aprendemos desde pequenininhos que não importa vencer e sim, que o importante é competir. Mais ou menos... Isso servia como apoio para mim no colégio. Eu acho que ganhei alguma medalha só quando fui reserva de um time e ele ganhou no WO. Eu machucava os dedos jogando handball, deixava a bola cair na minha frente durante o volleyball e tinha preguiça de correr. Talvez fosse por insubordinação, de tanto falarem que eu tinha que praticar algum esporte. “Tão alta... Joga vôlei, basquete? Não???” Já a minha irmã, não. Competia, trazia medalhas. Ganhou até troféu no FEP (Festival Estudantil da Poesia)!
Aprecio todo o empenho dos atletas e não acredito que os que chegam lá, não sejam bons o suficiente. Mas todos precisam lembrar que o ouro vai para um só. Aliás, eu já disse no FB e vou repetir: acho melhor acabar com a medalha de prata e a de bronze porque a de prata não é ouro e a de bronze, então, eu acho que eles jogam no lixo!
Eu peço que os técnicos e atletas nos perdoem por tamanha intromissão e ignorância. Relevem porque somos torcedores e pecadores.
Que venha a Rio 2016!

Suiça 2007

5 comentários:

  1. E as minhas medalhas? Acho q mamãe jogou fora!!!!! Tinha de bronze, de prata e ate de ouro rsrsrs Eu gostava de todas e olha que eram resultado de uma competição escolar! Qualquer competição eh assim mesmo, com o passar do tempo alem do atleta, da sua familia e dos amigos mais chegados, somente o que ganhou o ouro eh lembrado pela população. O próprio técnico tem no seu discurso a seguinte frase: "vamos tentar fazer melhor que na anterior!" Superar, superar, superar! Na verdade, nossa participação (familia, torcida, equipe técnica, presidenta rsrsrs) eh bonita, temporária e acessória, mas a luta mesmo eh
    individual, eh de cada atleta, ele com ele mesmo, na vitoria e na derrota! Para o competidor as medalhas, seja de ouro, de prata ou de bronze, tem um brilho e um significado diferente. Gisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso, acho que é melhor mesmo só ter a de ouro. Das suas que eram de latão, você nem se lembra! Rsrs

      Excluir
  2. Angel,adorei o texto, mas tenho que confessar eu ri muito lembrando de todas as vezes que você deixou "aquela maldita bola" de volley cair na sua frente e ninguém entendia, agora eu sei o porque!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk. Agora vc já sabe o porquê! Anos depois, Angélica declara ao mundo! Feliz por te ver aqui no blog. Semana passada, almoçamos eu, minha mãe e Fernandinha. Ah, lembra das aulas de tênis com o Renatinho?! Jogo há uns 5 anos. Bjks

      Excluir
    2. Nem me fale!!!! "São tantas emoções...."""kkkkkkk.
      Parei de jogar depois que vim pra Vitória.
      Bjs

      Excluir