terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OS ENIGMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

O CONTRAPONTO

OS ENIGMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Quando aprendi a ler e escrever no Jardim Escola O Sabidinho, não fazia idéia do que estava por vir. Era tudo tão perfeito e eu só precisava me preocupar em manter a letra redondinha sobre a linha.
Já na faculdade, eu tive um professor que escrevia meticulosamente no quadro negro mas não usava um acento sequer. Será que ele era um visionário? Já estava prevendo a mudança ortográfica atual?
A Ana Beraldo, leitora do blog, escreveu que  se há uma palavra nesta vida que precise muito do acento é idéia. Coisa mais estranha escrever ideia ao invés de idéia! Eu acho que fica parecendo que a idéia não é tão boa assim...
É como se escrevessem o meu nome Angelica (não suporto a idéia da falta de acento no meu nome).
Será que a mudança ortográfica tirando os acentos está em comum acordo com o Google ou com o corretor ortográfico do Ipad?
Fico imaginando essas crianças e adolescentes que não fazem nada sem um Ipad na mão, que nunca foram nem apresentados ao ócio... Aquela ociosidade de ficar olhando para o teto, só pensando, sem fazer absolutamente nada. Estes não devem saber nenhuma regra ortográfica. É só jogar no Google que ele ainda faz a gentileza de perguntar "Você não procura por...?".
Mas agora eu tenho um apelo a fazer: que as pessoas parem e tentem lembrar que o g não é o j e respeitem a função do mais e do mas
O mais veio para somar, acrescentar, já o mas significa porém, contudo, entretanto, este veio para fazer um contraponto!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário