domingo, 30 de dezembro de 2012

NATAL TROPICAL


O CONTRAPONTO

NATAL TROPICAL


Sei que estou atrasada para falar do Natal mas como só desmontamos nossas árvores em 6 de janeiro e a da Lagoa ainda está lindona por lá, eu ainda tenho tempo!

Em meados deste mês de dezembro, fui à Suiça! Estava tudo tão... tipicamente Natal. Sabem aquele Natal de filme que conhecemos,

aquele Natal com neve, casinhas cobertas com um glacê branquinho, árvores de Natal muitas vezes verdadeiros pinheiros, enfeites lindos de Natal e muito frio?Pois é, lá tinha tudo isso. Só não encontrei o próprio Papai Noel e suas renas mas é porque eles ainda deveriam estar na Finlândia. Aí já seria frio além da conta para mim – eu já tinha neve para dar e vender!

Devo confessar que quando algum europeu me pergunta porque o Papai Noel no Brasil não usa roupa de praia, eu sinto um pouco de irritação. Que coisa ridícula! Será que estamos sempre vestidos como indo à praia? Mas ao ver o clima de Natal por lá, tudo o que usamos aqui é tão vivo e presente lá. E ao desembarcar aqui, com essa “quentura” familiar que mais parece o bafo do capeta no nosso cangote, me perguntei: mas como, como que o Papai Noel pode aguentar?!

Mas é possível, depois de anos, transformar o nosso Natal em um Natal tropical? É possível para nós apagar toda aquela idéia da árvore de Natal como um lindo pinheiro cheio de bolas, o Papai Noel barbudo, com uma barriga enorme e com uma roupa vermelha beeem quentinha, puxado pelas renas em um trenó? E aquela meia grossa para guardar o presentinho neste verão puxado de um Rio realmente 42°C, verão este do qual adoramos reclamar mas amamos aproveitar?! Será que há espaço para o Papai Noel de bermuda e camiseta, calçando Havaianas e entregando os presentes de bicicleta ou Scooter? E a árvore de Natal seria uma bananeira ou um coqueiro?

Dá tempo ainda de trocar ou está tarde demais?



4 comentários:

  1. Acho q ainda teremos um Papai Noel de sunguinha enfeitando nossas salas ao lado de um papai Noel bem agasalhadinho, pois somos um povo imerso na globalização e que estamos ainda desenvolvendo e personificando nossas culturas. Eh um processo lento, acredito q um pouco longo, mas que teve grandes progressos! Já imaginou, aqui, ao invés da arvore de Natal com cristais Swarovskis, uma arvore com turmalinas da Paraíba? rs Gisa Dias

    ResponderExcluir
  2. Ah, o Papai Noel de sunguinha dando um par de Havaianas de presente para o todo encasacado e o outro dando um cachecol para o de sunguinha!

    ResponderExcluir
  3. Viva o Natal tropical, sol e bananeiras... adoro!!

    ResponderExcluir