quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"INDIA"

O CONTRAPONTO

"INDIA"


Venho pensando em escrever sobre a India há um bom tempo porque acho que é um país lotado de contrapontos! Mas confesso que já não é a primeira vez que tento e tenho tido bastante dificuldade. Sim, é difícil não cair no lugar comum, no clichê dicas de viagem. Não que eu não goste dos blogs de viagem, aliás, eu adoro. Mas o enfoque que eu gostaria de dar é um pouquinho diferente.

Antes de eu passar a lua de mel na India, o meu contato mais próximo foi com restaurantes indianos e um casal de amigos. Este casal é indiano, estudou em Londres e mora na Suiça. Casal esse que mesmo vivendo fora do seu país, ainda acha relevante a diferença entre castas. Um país que valoriza o espírito, o belo, a meditação, um país que apresentou ao mundo Mahatma Gandhi, ainda é capaz de engessar a vida dos seus com um sistema de castas.

E falando em castas, os Dalits existem de verdade. Nas grandes cidades, podemos encontrá-los nas ruas, tentando vender qualquer coisa como, por exemplo, balões coloridos. O que nós, turistas adultos, faríamos com balões coloridos? 

Por outro lado, a India oferece escola para crianças em cada vilarejo. Esses alunos recebem uniforme, inclusive muito bonitinho, além de transporte gratuito. Tudo bem, mesmo que no meio do caminho, o motorista possa parar para lanchar e ir ao banheiro, enquanto todos os passageiros aguardam sentados!

Apesar de ser uma sociedade conhecidamente multilingue (fala-se hindi, inglês e outras 21 mais), não pense que encontrará em qualquer esquina alguém que fale inglês. Há risco de ser deixado em qualquer lugar pelo motorista do tuc-tuc porque ele não consegue entender uma só palavra. Ah, andar de tuc-tuc pode ser uma experiência bem divertida! Mas há regras: quando o motorista arrancar com o carrinho, não se assuste - ele irá escarrar. Se for vermelho, pode não ser hemoptóico. Eles mascam uns grãos que deixam a boca toda vermelha! Retrovisor pra quê? Isso não é importante assim como as faixas na pista porque a ordem é buzinar e muito. Ai do motorista que não fizer isto.

É um país de muitas religiões, onde é possível famílias hindus e islâmicas estarem próximas apreciando o por do sol.

Sempre é possível surpreender-se neste país. Em um vilarejo, pode-se conhecer idosos com inglês fluente, interessados em conhecer o novo e apresentar o que é de costume. Certa vez, estávamos em um vilarejo nada turístico, encontramos dois senhores com mais de 70 anos que ficaram curiosos a nosso respeito. Quando perguntamos o que fazer de bom naquele entardecer, eles responderam: "Vocês podem mergulhar e assistir o por do sol!". Por outro lado, fazer yoga na India pode ser um sonho! Mas tenha cuidado: você pode ser atendido em um lugar onde a dona lhe recebe com uma maletinha de dinheiro ao lado para cobrança.


Por do sol em Murud - 2005

Delhi - 2005

Bahai Temple - Delhi - 2005

Tuc-tuc  2005

Taj Mahal - Agra - 2005

Casa do Mahatma Gandhi (Mani Bhavan) - Mumbai - 2005





Nenhum comentário:

Postar um comentário