sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Amor Desigual

                                                                 O CONTRAPONTO


AMOR DESIGUAL

Ouvindo minha avó falar como a minha bisavó amava seus filhos de maneira distinta e como ela e minha tia-avó sentiam - se em relação a isso, vi que a arte de aceitar é tão importante quanto a de amar.
É possível um pai ou uma mãe amarem seus filhos de maneira diferente, mais um do que o outro? É aceitável? Ou esse "amor incondicional" tem que ser igualzinho para todos?
As pessoas são diferentes. Será que elas precisam ser amadas da mesma maneira? É justo? Acho que o amor é igual mas a forma de amar pode ser diferente. Há tantas formas de amar... E a empatia nos relacionamentos? A regra não vale para dentro de casa?
Mas o que me fez pensar foi a minha avó dizendo que não havia o menor motivo para sentir-se chateada como a minha tia se sentia. A forma de amar cabe a cada um que ama e, às vezes, um precisa de mais atenção do que o outro.
Aí, pensei...
"Os dedos da mesma mão não são iguais".
"Cada um ama do jeito que pode".
E... Há tantas formas de amar...

4 comentários:

  1. Acho que a intensidade do amor não é diferente.
    Apenas alguns pais elegem um filho como mais frágil e dispensam a ele(conscientemente ou não) uma atenção diferenciada como um instinto protetor.
    Por outro lado, é claro que a empatia nunca é igual.
    Mas isso não significa amar menos...
    Juliana Andrade

    ResponderExcluir
  2. O amor tem varias facetas e intensidades, tem a característica de se graduar e de se transmutar de acordo com a situação e a necessidade, é como se ele tivesse varias cores e não só a cor vermelha. Acho q por isso ele se mostra tão mais completo e mais forte que os outros sentimentos.
    Nesse caso da vovó, pude perceber que o aceitar dela também advém do amor, principalmente, do amor ao irmão.
    Então, mana, eu acredito que aí, a arte de aceitar é tão importante quanto a arte de amar, pois o aceitar foi verdadeiro amar:)
    Selda

    ResponderExcluir
  3. Existe uma coisa chamada afinidade, talvez esteja aí essa "diferença".

    ResponderExcluir
  4. Meninas, eu também penso como vocês. Há várias formas de amar e aceitar isso também é uma forma de amor!
    Adorei vocês comentando, heim!

    ResponderExcluir