sábado, 8 de setembro de 2012

Mais vale um luxo ou um descontão?

O Contraponto

Mais vale um luxo ou um descontão?


Como vocês já podem ter percebido, eu adoro viajar! Mas sou uma viajante chatinha. Posso ir de ônibus, carro, trem, avião, veleiro, navio, porém, a escolha do hotel pode ser bem demorada e a hora imediata após o check-in pode ser um momento de tensão. 

Já fiquei em muitos hotéis na minha vida, ruins, muito ruins, bons, muito bons e os honestos. Com esses últimos, a gente nunca erra. Dos ruins, dois ficaram em minha mente: um foi em Curitiba, ficava ao lado de um bar, as cortinas tinham cheiro de fritura e a cor dos azulejos do banheiro era rosa e eles iam só até a metade da parede, e o outro foi na cidade de Morrinhos, onde no café da manhã, serviam o genérico das Rosquinhas Mabel. Dos luxuosos, a gente nunca esquece e eles dispensam comentários. Na verdade, reclamar é sempre mais espontâneo, faz parte da sublimação da dor. Rsrs. Já aqueles hotéis honestos, os enlatados, nós pagamos um preço razoável e já sabemos o que nos espera. Eles são sempre iguais. Ah, já ia me esquecendo de uma classe mais atual, mais "moderna", os hotéis boutique. Fujam deles! 

Com o transporte, depende muito do tempo que se tem, do que se quer fazer e para onde vai. Qualquer um pode ser uma grande curtição!

E o que fazer durante a viagem, vai do gosto de cada um. Eu prezo por um bom restaurante, um bom espetáculo e umas comprinhas legais. E relaxar sempre é fundamental, a não ser que vá para a Disney.

Há pessoas que não perdem esse tempo todo pensando quando decidem viajar porque nada disso faz diferença para elas. São felizes se tiverem uma cama para deitar e um chuveiro quente. São mais descomplicadas. 

Existe uma companhia aérea irlandesa que é muito eficiente no seu transporte e barata também. Ela tenta a cada dia implantar um meio de conseguir baratear mais ainda a passagem. E aí começam os absurdos! Tem umas coisas legais como se você viajar com uma mala pequena, sua passagem será muito mais barata; se quiser embarcar primeiro, precisará pagar uma taxa (não há lugar marcado). Já vi gente correndo para chegar primeiro! Mas já pensaram em cobrar um 1 euro por cada vez que o passageiro usar o banheiro, por exemplo. Já pensou o angustiado com um piriri? Mais um pouco vão pendurar aquelas tiras no teto que nem era no trem e vai ser dado um desconto para quem for em pé!

Fico pensando quando voar era um ato de prazer, um luxo. Ainda é para quem não está na econômica. Se bem que eu, certa vez, viajava de Aruba para o Rio de Janeiro, na executiva (coisa rara em minha vida, geralmente viajo de econômica mesmo) e, durante a escala em Caracas, eu estava dormindo com os pés esticados e senti alguém puxar o meu dedão do pé. Era uma mulher, 50 anos, bem arrumada, que queria levar o par de meias fornecido pela companhia aérea e que ela julgou ter sido deixado entre as poltronas. Só que as meias estavam nos meus pés! Ninguém merece...

Viajar é um prazer, seja qual for a preferência do viajante. Mas que eu gosto de um luxozinho, eu gosto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário