terça-feira, 10 de julho de 2012

Os Gladiadores


O Contraponto

“Os Gladiadores”

O MMA (mixed martial arts) está super na moda  e o UFC (Ultimate Fighting Championship) tornou-se um programa esportivo mais concorrido do que jogo de futebol.
Apesar de ser uma violência só, todos reunem-se para ver a soberania da força física e um monte de homens ensanguentados.
Mas óh,
tá super na moda! Ir a Las Vegas, por exemplo, pra assistir uma grande disputa é um luxo. Para os menos afortunados, ainda tem espaço para a diversão: dá para reunir-se num bar até de madrugada para assistir a luta ou até conhecer alguém legal, porque, como já ouvi por aí, “vai dar um monte de carinha sarado assistindo a luta”.
Eu tenho que confessar que não assisto, não gosto, acho muito animal esse tipo de luta. Acho um horror ver aqueles homens babando sangue. É muito cru para o meu gosto.
Mas depois da noite de sábado com Spider X Sonnen no octógono, passei a dar mais atenção. Nesta mesma madrugada, acordei com gritos, pulei da cama, achei que fosse briga e realmente era. Sim, era um grupo delirando no restaurante  com a briga dos marmanjos na tv. Perdi o sono. Peguei meu iPad e fui para o FB – choquei! Uma amiga postou a foto do filho dela de 3 anos com o marido assistindo felizes da vida a luta. Pode?
Pode! Me lembrei de Roma , a.c., dos Gladiadores e do fascínio gerado pelo poder. Poder dos que ganhavam dinheiro com os lutadores, dos lutadores que poderiam levar até a morte o oponente e do povo que tinha o poder de salvar um gladiador somente levantando um polegar ou um punho cerrado.
E eu? Eu quase sucumbi a aquela sensação poderosa das multidões, quase me peguei falando “é isso aí, Spider, mostre a esse Sonnen quem é que manda”.
Gente, assim caminha a humanidade. Não mudou muito, não. Pão e circo.

Caesars Palace - Las Vegas 2004

Coliseu - Roma 2003

Caesars Palace - Las Vegas 2004

Forum Romano - Roma 2007

Caesars Palace - Las Vegas 2004

3 comentários:

  1. Boa... também acho que isso tudo é muita moda. Há uma promoção enorme destas lutas que gera como se fosse uma grande onde que vai atingindo um numero cada vez maior de adeptos. E o pior é que eles fazem com que os lutadores se pareçam "heróis".... que para um povo como o nosso cai muito bem ! Não gosto de ver, mas devo confessar que ainda acho melhor do que ver tanta corrupção que passa no JN todas as noites.... Bjs e sucesso no blog !

    ResponderExcluir
  2. Pouco mais de 5 mil anos de civilização humana com impressionante evolução tecnológica e praticamente nenhuma evolução social. Rico oprimindo pobre , forte oprimindo fraco , com discretíssimas nuances ao longo das eras.
    Apesar de não ter contraposto esse ponto , aguardarei o próximo post do Contraponto

    ResponderExcluir