terça-feira, 17 de julho de 2012

Reunião de Condomínio


O Contraponto

“Reunião de Condomínio”

Deve ser muito difícil ser Presidente da República porque nem o síndico consegue ter sucesso!
Sabem aquela frase “Diga com quem tu andas que eu te direi quem és”?
Pois é, eu acho que ela poderia ser assim “Me encontre na sua reunião de condomínio que eu descobrirei quem tu és”.Pois é, eu acho que ela poderia ser assim “Me encontre na sua reunião de condomínio que eu descobrirei quem tu és”.
Em todo o meu tempo de experiência nesse quesito, eu nunca vi algo tão pitoresco como uma reunião de condomínio.
Ela até começa digna, com propostas honestas, com boas intenções.
Bastam 15 minutos, começam a surgir as argumentações e com elas as personalidades.
Eu vejo o sensato, prevenido, porém, esse faz parte da minoria. Há o metódico que faz questão de nomenclatura e prazos. Tem aquele também cheio de boas intenções com o mundo mas que tenta encobrir suas verdadeiras intenções ou falta delas pra fazer qualquer coisa (de boas intenções, o inferno está cheio, quase em overbooking). E o oportunista? Ah, esse parece muito atuante mas está de olho em alguma vantagem nem que seja não pagar o condomínio. E o falante? Esse se aproveita de um privilégio divino que é a força de suas cordas vocais – não deixa ninguém falar e nem ouvir porque todo mundo fica surdo depois da reunião. Ainda tem os espertos que ficam quietinhos esperando só pra seguir a maré.
Mas a maioria esmagadora é composta pelos ausentes. Ainda não consegui chegar à conclusão se esses são covardes ou dotados de muita sabedoria.
É minha gente... “Não há ausentes sem culpas nem presentes sem desculpas” - provérbio português.

Katharina Fritsch, Figurengruppe, MoMANYC 

4 comentários:

  1. E o pior...Geralmente, no final dessas reunioes, as questões continuam estaticas como essas estatuas do MoMA:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tem razão! Mas, às vezes, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

      Excluir
  2. Já fui síndica "voluntária" várias vezes e sei bem como funciona o perfil dos condôminos. Aliás, eu sempre digo, se vc pensa que é fácil governar um país, se vc critica o sistema e faz críticas a política, se critica o presidente, seja lá do que for, então tenha a coragem de ser síndico voluntário ou não, do seu condomínio. Aí sim, terás a minha admiração eterna! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me falta total coragem e paciência para ser síndica. Isso não é pra quem quer, é pra quem pode! Oh tarefinha difícil, gente.

      Excluir